O Rafa Sig logo no começo do blog tinha postado um texto falando sobre o porque ler livros, eu concordo plenamente, até acrescentaria muitos outros pontos positivos mas, eu não vou negar, eu estou lendo O Silmarillion desde o ano passado e nem cheguei na metade do livro ainda e, as minhas razões são que eu costumo ler só quando estou com muita vontade de ler um livro mesmo mas, eu venho comprando aos poucos vários livros que quero ler para manter na minha biblioteca. Eu não perdi o bom hábito da leitura mas, eu acredito que eu tenha mudado o foco da minha leitura para os animes legendados em Inglês que eu assisto e os mangás que eu acompanho, alguns semanais, outros mensais, uns em dia, outros mais atrasados que o Rubinho.
Muitos dos mangás que eu já acabei de ler e daqueles que eu leio, acabei por conhecer por causa das adaptações para anime que fizeram deles, a maior parte dessas adaptações acabam não seguindo o mangá e servem simplesmente para a divulgação do mangá e, atualmente existem bons exemplos de adaptações falhas de mangás que são extremamente fascinantes(Akame Ga Kill que teve um anime que enquanto seguiu o mangá estava perfeito e que depois literalmente...é...; Tokyo Ghoul que teve uma primeira temporada digna e literalmente fodeu os fãs na segunda por simplesmente pegar tudo do mangá, resumir de uma maneira totalmente escrota e ainda alterar praticamente tudo do mangá).
Todo anime famoso que nós conhecemos praticmente teve sua origem nos mangás. Duvida? Então vou falar nomes bem antigos e conhecidos que são adaptações dos mangás - Dragon Ball( e o Z que no mangá continua Dragon Ball), Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Inuyasha, Sailor Moon, entre tantos outros...o que é extremamente semelhante no ocidente, falando mais apropriadamente, Estados Unidos já que a maioria dos desenhos animados que nós conhecemos quando crianças realmente foram produzidos por estúdios americanos, principalmente os desenhos dos super-heróis dos quadrinhos(me lembro que haviam quadrinhos do Pato Donald sendo um super herói até, não lembro o nome, desculpem).
Eu fui começar a ler mangás tardiamente, lá pros meus 20, 21 anos por causa de Fairy Tail, One Piece e Claymore que eram 3 animes que eu tinha contato já, mas que ainda estava alcançando os episódios mais recentes no caso dos 2 primeiros e no caso do último eu precisava encontrar um bom site para ler pois, a editora que o publica no Brasil não é exatamente a minha favorita e eu já tive muitos problemas com ela, tanto é que eu prefiro baixar os mangás ou ler online do que comprar as edições em Português(tudo bem que são aproximados R$ 10 em cada edição e alguns mangás saem só uma vez por mês mas, a não ser que você assine, você possivelmente nem sempre vai encontrar as edições recentes na banca de jornal mais próxima e, essa editora[que publica ou publicava] já mandou coisa repetida p/ caramba tanto para mim quanto para amigos meus). Atualmente eu acabei sabendo que a JBC vai começar a publicar mangás e outras coisas orientais e eu fiquei super animado porque é uma editora que publica conteúdo japonês no Brasil e eu tenho certeza de que assim que eu puder eu vou tentar assinar Nanatsu No Taizai se for possível.
Enrolei demais, eu sei, desculpem, mas acabei pensando em porque eu comecei a ler mangá e acabei achando que seria legal falar disso também.
Por que você deveria ler mangá? É uma ótima pergunta, eu me perguntei isso por muito tempo antes de começar mas, acho que a resposta é basicamente a mesma que eu daria caso você me perguntasse por que se deve ler O Senhor Dos Anéis, Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, As Crônicas de Nárnia, os livros de Andrzej Sapkowski(referentes aos jogos de The Witcher) e assim vai depois de ter visto os filmes ou jogado os jogos no caso do Sapkowski. A razão é que o mangá sempre tem mais "conteúdo", sempre está adiantado no enredo, você pode ver o que o autor quer que você veja, você consegue imaginar aquilo na sua cabeça com os personagens do anime e fica numa ansiedade enorme para ver isso acontecendo no anime(fãs de Naruto devem ter cometido suicídio nessa altura do campeonato). O mangá é a versão ilustrada do livro, a versão onde você vê o desenhista real escrevendo quadrinhos para quem quer algo mais real, não tem edição, raramente os mangás tem muitas páginas coloridas e, sabe por que eu acho ele melhor que a revista de super-herói? Não tem edição, não tem pintura, o traço do autor do mangá fica bem visível e você sabe diferenciar um Mashima, um Kishimoto, um Oda, um Togashi, um Akira Toriyama, etc com facilidade. Eu não leio quadrinhos desde que era criança, mas nunca soube e tenho certeza de que meu primo que costuma ser viciado em quadrinhos também não sabe quem é o desenhista da fase x ou y dos X-Men por exemplo, só quem trabalha na área sabe, não existe aquele feedback do fã para com o autor como existe nos mangás, não existe todo esse envolvimento também pois, quando uma "fase" de um herói acaba, logo eles criam uma nova, com um visual novo e foda-se isso porque sempre vai ter quem compre e no mangá não tem essa putaria, quando acaba, ACABA MESMO! O autor pode até voltar a trabalhar, mas vai ser em um mangá novo, em um enredo novo, que pode até utilizar de alguns personagens ou fazer alusão a eles(Toriyama ama fazer isso!!!!), mas vai ser uma obra totalmente nova geralmente ou uma continuação a sua antiga obra passada anos depois do final daquela. Eu não sou nenhum fanboy geralmente mas, tem autores que eu admito, eu realmente não pago um pau para o trabalho deles, eu desmato a floresta amazônica inteira pela obra dos caras e, o melhor de tudo é que eles tem um envolvimento super legal com os fãs, respondem perguntas deles em edições especiais dos mangás e das revistas onde eles são publicados, o que faz com que os personagens pareçam ser mais reais, exemplo disso é que eu não sei o aniversário do Batman por exemplo mas, eu sei que o Luffy faz aniversário em 5 de Maio e eu vejo os fãs de One Piece comemorando o aniversário dele.
Pode até parecer algo que te transforma em um viciado do dia para a noite, mas é só porque você não tentou ler um mangá ainda. Eu tenho certeza absoluta que, assim que você encontrar algum que te agrade e, pode ter certeza de que você vai porque no Japão existe mangá para tudo que você possa imaginar e para qualquer faixa etária(o que me deixou ainda mais surpreso). Se esse texto todo(superrrrrrrr enrolado) acabou de alguma forma instigando o seu interesse nessa nobre arte oriental, por favor, não se contenha, procure por temas de mangás que te interessem e, eu espero que você possa encontrar ele traduzido para uma linguagem que você possa entender(eu quando não encontro em Português geralmente caço em Inglês ou Espanhol).
É isso aí pessoal, como diria o Pernalonga, "That's all that fucks".
E o podcast do final do mês vai atrasar mais um pouco pessoal, quando eu achei que estava tudo bem, aconteceram mais alguns problemas.
Maio vai ter só uma edição do podcast, lá pra metade do mês ou depois do dia 20, só avisando e, nessa edição teremos um especial da Academia dos Gamers também. Esperamos que vocês fiquem ansiosos porque certamente falaremos de uma franquia que agrada até quem não é gamer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário