E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Essa semana provavelmente as postagens no blog sejam poucas pois, estamos ocupados trabalhando em coisas futuras do projeto mas, Sexta-Feira tem o tema garantido.
Começando a postagem de hoje falando sobre emuladores, muitos vão me perguntar o que é um emulador e, para não dar a explicação incorreta eu vou pesquisar na internet para ter certeza...
Na computação, um emulador é um software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o comportamento de um hardware específico. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.
Tendo a explicação, eu vou me focar especialmente nos emuladores de videogames porque eu tenho um podcast de videogames, sou um amante dessa cultura desde criança e desde muito antes de possuir realmente um videogame, coisa que eu só fui ter com quase 11 anos de idade.
Qual é a importância do emulador de videogame?
O emulador de videogame é uma ferramenta muito viável para manter viva a memória de videogames antigos que dependendo da região onde você mora são basicamente impossíveis de serem encontrados à venda e, mesmo que encontre o videogame, muitos dos seus jogos serão ainda mais difíceis de serem encontrados, o que significa que, o emulador é uma maneira simples de manter viva essa memória e essa história do videogame.
Até qual console existem emuladores?
Existem emuladores até a penúltima geração de consoles, ou seja, PS2, Nintendo DS, XBox(apesar de que a maioria dos jogos de XBox devem existir para PC mas, isso é mais uma especulação minha do que tudo).
Qual o ponto negativo do emulador?
Uma coisa que o Sig me disse e eu até concordo com ele é que, o emulador estimula a pirataria por permitir que você jogue videogame no seu computador com um software que geralmente é gratuito mas, você pode fazer doações aos desenvolvedores e, baixar jogos sem pagar por eles também e jogá-los pelo computador. De certo modo estimula mesmo a pirataria mas, a pirataria existe faz tempo e mesmo sem emuladores teria quem praticasse ela em relação aos videogames(ex: os vendedores de jogos piratas em lojas de jogos em galerias e etc - aqui em sp é o que mais tem).
Qual o significado dos emuladores para mim?
Pokémon White 2 no DeSmuMe
Eu ainda adoraria ter a maioria desses consoles mas, quando eu vou na Sta Ifigênia, 25 de Março e etc, dificilmente encontro quem venda esses videogames, quem tenha muitos cartuchos e cds deles e, o preço talvez não seja alto mas, considerando o tempo passado da "aposentadoria" de muitos deles, provavelmente seja impossível conseguir todos os jogos deles e, mesmo que não sejam todos os jogos, todos os jogos que você queira jogar neles.
O PS3 e XBox 360 quebraram essa onda dos emuladores, não existe a possibilidade de criar emulador para nenhum dos dois e, os novos portáteis seguem a mesma regra(PS Vita e Nintendo 3 DS), te obrigando a gastar uma nota para poder jogar muitos jogos que só existem para os consoles e, exterminando a possibilidade de que daqui a 20 anos você possa jogar algum jogo desses consoles caso não os possua mas, existe um porém que eu fiquei sabendo alguns dias atrás - O XBox One roda os jogos do 360, não sei se o PS4 faz o mesmo mas, eu fico me perguntando se esse será o investimento futuro para as próximas gerações de consoles, a possibilidade de jogar jogos antigos das versões anteriores nas versões mais recentes pois, caso seja esse o caso, vale realmente muito à pena abandonar a necessidade dos emuladores de videogames(até porque tem alguns emuladores por aí que não dá não...muito ruins, complicados e vivem dando problema) com essa ideia "inovadora" que levou décadas para acontecer.
Para as pessoas interessadas existem emuladores muito bons como o PCSX2(PS2), No$GBA(GameBoys, Nintendo DS), DeSmuMe(na minha opinião o melhor emulador de NDS) e, no caso dos outros consoles eu realmente não sei por nunca ter procurado, na época que eles faziam sucesso sempre havia a possibilidade de jogar na locadora então eu curti bastante essa época que não existe mais hoje em dia e, eu possivelmente não conseguiria mais jogar algo que venha antes do PS1 por exemplo por causa dos gráficos e etc(salvo por FFVIII e o FFIX) que, com a evolução da indústria acabaram me deixando muitíssimo mau-acostumado.
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e caso se interessem, procurem, eu conheci muitos jogos bons graças aos emuladores e, caso eu acabe por comprar os consoles, certamente irei comprar esses jogos que tanto me divertiram.
O vosso bardo despudorado ansioso pelo Domingo épico que se aproxima.
Muito boa a ideia do post, porém você pecou em alguns pontos.
ResponderExcluirQuando citou "emuladores tem uma grande importância na indústria por permitirem que todos possam ter acesso", você deve ter confundido a industria com o mercado , afinal a industria nada tem a ganhar com emuladores, afinal a ideia de uma empresa é ter lucro. Outra coisa que disse, e esta é uma inverdade, é o fato de que não existem emuladores de x360 e ps3, estes ja existem a algum tempo, não existem versões estáveis ainda, e é necessário um pc com uma configuração bem cara, mas ja existem.
Mas enfim, parabéns pelo post.
Eu considero a indústria como sendo as empresas que fazem os jogos e videogames e o público em geral que compra, joga, etc.
ExcluirEu tenho conhecimento de todas as "tentativas" de emulação de X360 e PS3 e pelo custo-benefício não dá nem para considerar que sejam emuladores exatamente porque a linguagem de desenvolvimento da geração do PS3 e X360 p/ frente é diferente e difícil de emular de maneira eficiente mesmo se usar um computador top de linha.