sábado, 18 de abril de 2015

Eles dizem que hoje é o dia do herói...






O que é um herói?

1. Aquele que arrisca a própria vida, ou morre por um ato nobre.
2. É todo aquele que se sacrifica para alcançar a vitoria pessoal através de atos idealistas para si e para o próximo.
3. Aquele que arrisca a sua vida, ou até mesmo morre para salvar alguém por um ato nobre. Esse sim é considerado um herói.
4. É uma pessoa que se arrisca a combater o mal como o super-homem, batmam, homem aranha, etc. Um herói também pode ser uma pessoa que salvou algo.
5. Homem corajoso que enfrenta até 'dragão'.

Eu decidi olhar em um dicionário as definições de herói só para ter certeza que a palavra e o ideal realmente eram coerentes e, de fato são muito coerentes mas, hoje em dia quem realmente é herói?


Oi, meu nome é Goku.


Policiais honestos são heróis nesse país pois ganham pouco, trabalham com um equipamento super ruim e ainda assim colocam suas vidas em risco pelo povo(mesmo eu não conhecendo nenhum ainda tenho esperanças de que exista), cumprindo com a sua função; Bombeiros sempre são os grandes heróis do povo(principalmente da mulherada...tarada) por resgatarem as pessoas em diversas situações, geralmente participarem de palestras para conscientização sobre riscos domésticos e etc; Paramédicos são heróis por viver na correria para salvar uma vida, ou prolonga-la até que a ambulância chegue ao hospital e o paciente possa ser cuidado com melhores meios; Soldados são heróis na guerra, mesmo que muitos deles jamais voltem para seus lares deixando medalhas como lembranças dos seus feitos; Professores são heróis por nos ensinarem muito mais do que os nossos pais e, qualquer um pode ser nosso professor, nosso mestre, a pessoa mais inesperada pode nos apresentar um mundo novo e nos ensinar a viver dentro dele, mesmo que sem querer; Pessoas honestas e verdadeiramente altruístas são heróis pois, é difícil não se corromper na vida, é difícil não jogar sujo mesmo que só de vez em quando, é difícil dar sem se importar em receber de volta no futuro e é ainda mais difícil fazer caridade e ficar calado para que ninguém saiba o que você fez...isso provavelmente são poucos que conseguem.

Existem músicas, livros, quadrinhos/mangás, desenhos/animes, filmes, e mais uma diversidade de formas de mídia que falam de heróis mas, será que sou só eu que sinto que mesmo que a ficção fale tanto de heróis, não existem heróis realmente no mundo hoje em dia? Todos temos os nossos heróis e, por mais digamos que são nossos pais, irmãos ou algum familiar ou amigo próximo, será que nós confiaríamos as nossas vidas à eles quando fosse necessário? A resposta real é NÃO. A verdade amarga é NÃO. Não existem heróis e, ao contrário do que eu vi em um anime dessa temporada onde o protagonista disse "Se no seu mundo não existem heróis, por que você não se torna o herói?", as pessoas não se interessam em serem o herói, não se importam e nem se interessam com sacrifícios necessários por um bem maior que realmente é maior. É mais fácil para todos nós vivermos assombrados pelos nossos medos sem jamais encontrar a coragem, é mais fácil viver aceitando os meios fáceis e incorretos para não sairmos das nossas zonas de conforto a conquistar o que é nosso de forma honesta e mais difícil, é mais fácil fugir do problema enquanto for possível do que encará-lo de frente logo quando ele surge...não existem heróis, ninguém quer ser herói e nenhum de nós espera que alguém se torne um.



Os heróis da ficção me ensinaram muitos valores e conceitos fantásticos sim, muitos deles eu faço o possível para conseguir manter como parte essencial no meu dia-a-dia mas, eu tenho consciência de que não sou herói nem mesmo nos meus ideais, meu âmago é o de um anti-herói, aquele que usa os métodos dos caras maus contra eles, nada mais que um vilão que caça vilões mas, admito que muito dos heróis ocidentais(mais apropriadamente dizendo, americanos...DC e Marvel principalmente) sempre influenciaram os conceitos das pessoas de uma maneira muito deficiente, principalmente na forma da execução da justiça, uma justiça que geralmente é gentil demais e que, acaba permitindo que os vilões sempre escapem para continuarem um ciclo de maldades, assassinatos e outras atrocidades que poderiam ter sido evitadas. Por essa razão apesar de gostar de ver os desenhos desses heróis, eu acabei por perceber que eu jamais fui influenciado por essa propaganda ideológica que eles sempre praticam, mas fui extremamente influenciado pelo herói oriental, pelo herói que acaba com o mal pela raiz geralmente, pelo herói que é benevolente salvando o máximo de vidas possível tirando o menor número de vidas daqueles que se continuarem vivendo, só irão matar mais. Meus heróis jamais existiram na realidade(com exceção de um talvez...) mas, o que esses heróis me ensinaram e ainda me ensinam é o que ainda mantém uma tênue esperança com relação ao mundo em que vivemos lá nas profundezas do meu coração.
Eu acho que as pessoas criam dias demais para coisas demais...minha forma de pensar pode parecer distorcida mas, todo dia é dia para todos e para todas as coisas, todo dia é dia de homenagear aqueles que estão vivos no presente e, não deixa de ser um dia para lembrarmos daqueles que já se foram e conquistaram um espaço nos nossos corações.
Eu me pergunto se até o dia da minha morte eu realmente verei um herói para nos motivar a salvar esse mundo cheio de trevas que as pessoas enxergam como sendo uma luz...eu me pergunto.

Algumas músicas sobre heróis...







Nenhum comentário:

Postar um comentário