A imagem do touro vem de um mito grego em que Zeus, o chefe dos deuses, teria se encantado com a beleza de Europa, filha de Agenor, e para seduzí-la, transformou-se em um magnífico touro branco. A jovem, que divertia-se na praia com suas amigas ao ver o animal aproximou-se, acariciou-o e, encantada com a sua docilidade, montou-o.
No mesmo instante, o touro disparou em direção ao mar, detendo-se apenas na ilha de Creta, onde Zeus deu-se a conhecer amando a jovem. Orgulhoso de seu feito, Zeus pôs o touro entre as estrelas.
Gêmeos
Zeus, disfarçado de cisne, fecundou Leda que teve os gêmeos Castor e Pólux, nascidos de um ovo. Pólux, ao contrário de seu irmão Castor, era imortal. Os dois eram muito unidos e cuidadosos um com o outro. Numa região próxima, conheceram e se apaixonaram pelas irmãs Febe e Ilaira. Mas elas eram noivas e eles resolveram raptá-las. Os noivos, Idas e Linceu, perseguiram os irmãos. No confronto que se seguiu, Idas atirou sua lança ferindo mortalmente Castor. Pólux, enlouquecido de ódio, matou todos ao seu redor. Pólux, desesperado, pediu a Zeus que transferisse sua imortalidade para Castor. Sem saber o que fazer, Zeus atende ao pedido, e assim que Castor recebe a luz da imortalidade, Pólux começa a morrer. Castor pede então a Zeu, que não deixe seu irmão morrer e que trocasse sua vida pela dele. Zeus atende ao pedido e enquanto um estava na terra, outro estaria no céu. Inconformados por não estarem sempre juntos, Castor e Polux foram transformados na constelação de gêmeos, onde estariam juntos para sempre.
Câncer
A Hidra de Lerna era uma serpente colossal que amedrontava a região de Lerna, no Peloponeso, destruindo rebanhos e plantações. A Hidra possuía nove cabeças, e a cada uma cortada, duas nasciam no lugar. O segundo dos doze trabalhos impostos à Hércules pelo rei Euristeu, foi livrar a região desse terrível monstro.
Hércules planejou livrar-se da Hidra degolando as suas cabeças. Para levar a termo o seu trabalho, contou com a ajuda de seu amigo Iolaus. Para evitar o contínuo ressurgimento, Hércules as decepava e Iolaus cauterizava o local impedindo o aparecimento das novas cabeças. Após eliminar todas as mortais, enquanto se preparava para enterrar a última, Hera, que odiava Hércules por ser filho de uma relação adúltera de Zeus com uma mortal, mandou um enorme caranguejo para impedí-lo. O herói esmagou-o com os pés e conseguiu concluir o seu trabalho. Iolaus ateou fogo ao reduto da Hidra queimando seus restos evitando que ela pudesse ressurgir. Hera recolheu o caranguejo e elevou-o ao céu na forma de uma constelação. Em latim, câncer quer dizer caranguejo.
Leão
Um gigantesco leão aterrorizava a população da região de Neméia, assustando e matando gado e pessoas. Como o animal se entocava em uma caverna com duas saídas, era muito difícil aproximar-se dele. Os caçadores da região pediram ajuda ao rei Euristeu, pois o animal havia se revelado invulnerável às suas armas. O rei enviou Hércules para aquele que seria o seu primeiro trabalho: exterminar o leão de Neméia. O herói fechou uma das saídas da caverna, obrigando o animal a abandoná-la pelo outro lado. Hércules, que o aguardava, desferiu-lhe um violento golpe com sua clava e ao perceber que o animal ficara tonto, em rápida ação, montou sobre ele e o estrangulou até a morte. Hércules passou a usar o duro e resistente couro do animal como uma capa protetora. Para perpetuar a coragem de seu filho, Zeus transformou o leão em uma constelação.
Virgem e Libra
A historia de Astréia ilustra a origem desse signo. A virgem Astréia, filha de Zeus e Têmis, a deusa da justiça, costumava passear pela Terra ao lado de sua irmã Modéstia. Porém, certo dia, ao ver um homem pesando a mais a mercadoria de um freguês, Astréia fica indignada com tal injustiça e também com tanta guerra e violência que começou a se instaurar no mundo e pede a Zeus que as leve embora da Terra. Triste com tal decisão, Zeus coloca-a na constelação de virgem. Seu símbolo, a balança, é colocado na constelação de Libra.
Escorpião
Apesar da promessa de ser eternamente virgem e desprezar os homens, a deusa da noite e da lua Ártemis, certa vez se apaixonou por Órion, que era fiho do deus do mar Poseidon, e por isso ele tinha o dom de andar na supefície da água ou embaixo dela. Apolo, irmão gêmeo de Ártemis, enciumado, impediu o amor entre os dois mediante uma grande perfídia: achando-se em uma praia, na companhia da irmã, desafiou-a a atingir, com a sua flecha, um ponto negro na água, e que mal se distinguia, devido à grande distância. Ártemis, toda vaidosa, prontamente retesou o arco e atingiu o alvo, que logo desapareceu no abismo do mar, fazendo-se substituir por espumas ensangüentadas. Era Orion, que ali nadava submergido, fugindo de um imenso escorpião criado por Apolo para persegui-lo. Ao saber do desastre, Ártemis, cheia de desespero, conseguiu de seu pai, Zeus, que o escorpião fosse transformado em constelação.
Sagitário
Durante seu quarto trabalho, Hércules visita um centauro amigo seu, chamado Folos. O centauro, uma criatura metade homem, metade cavalo, convida o herói a comer em sua caverna. Hércules percebe que o amigo não o oferecera vinho para beber e ao dizer sua constatação ao amigo, ele lhe diz que normalmente não faria tal agrado, pois o vinho dos centauros é inigualável e que seus irmãos ficariam furiosos com um humano bebendo deles. Porém, o bruto Hércules pega o vinho e o bebe. Vários centauros chegam e ficam furiosos com a presença de Hércules em sua cova e o fato dele estar bebendo o vinho, e se armam contra o intruso. Quíron é o único que vem em defesa do herói, porém de nada adianta. A batalha começa, os centauros jogando pedras e Hércules lançando suas flechas do alto, embebidas no veneno da Hidra de Lerna. Depois de um tempo, os centauros fogem, deixando a mostra a terrível situação: dentre todos os mortos, Quíron também havia sido ferido. Mesmo sendo imortal e com todos os seus conhecimentos medicinais, a dor não ameniza e o centauro pede a Zeus que tire sua imortalidade para poder morrer em paz. Zeus atende ao pedido mas, ao invés de deixar seu corpo ser levado pro Hades, ele o coloca nas estrelas, na constelação de Sagitário.
Capricórnio
Nosso signo :p
O deus da natureza, Pã, um ser metade homem, metade bode, estava, ao entardecer, tocando sua flauta às margens de um rio, quando surgiu o terrível monstro Tífon, que possuía centenas de braços e cabeças. Assustado, mergulhou no rio, pois Tífon odiava água, e transformou a parte submersa de seu corpo em peixe para se locomover, enquanto a outra metade continuou assemelhada ao corpo de uma cabra. Zeus considerou uma estratégia muito esperta e, como homenagem, transformou Pã na constelação de Capricórnio.
Aquário
Ganimedes era um jovem de extrema beleza, filho dos reis de Tróia. Um dia quando pastoreava o rebanho de seu pai, Zeus o avistou e se apaixonou por ele, se transformou em águia, o raptou e o levou até o monte Olimpo para servir-lhe como copeiro e aguadeiro, o "garçom" dos deuses, substituindo a jovem Hebe que teve esta missão, porém um dia caiu e derramou a bebida sagrada dos deuses, e foi mandada embora. Zeus botou o seu amado nas estrelas, afinal, é Ganimedes quem simboliza o signo de Aquário com uma jarra derramando água, o fiel servidor dos deuses.
Kyro: Um detalhe a mais sobre a lenda de Aquário é que, Ganimedes era um rapaz andrógeno, possuindo uma beleza que seria digna tanto de uma mulher quanto de um homem, por isso Zeus se apaixonou por ele(Zeus que era conhecido como um garanhão de princesas e belas mulheres) e, é algo que você vê com muita frequência nos nascidos de Aquário - a beleza andrógena.
Peixes
Afrodite, deusa do amor, e seu filho Eros (o Cupido) teriam se transformado em peixes para escapar do titã Tifon, que não suportava a água. Atena, deusa grega da sabedoria, criou a constelação para lembrar a fuga.
O Horóscopo chinês
O horóscopo chinês tem uma importância marcante até na organização da China da antiguidade - acreditavam que a história do horóscopo se relacionava aos céus e, o imperador que era considerado como filho do céu e da terra, deveria interpretar os sinais celestes com a ajuda de seus conselheiros, todos astronomos para que nenhum erro fosse cometido, caso contrário o imperador perderia todos os poderes que ele recebera da natureza.
A importância do horóscopo era tanta que influenciava na arquitetura dos palácios do imperador, que precisavam ser 4 e cada um voltado para um direção específica onde o imperador deveria morar em cada estação diferente. Pensa em um povo que realmente levou isso para um nível totalmente novo...
Os animais do zodíaco chinês foram escolhidos de acordo com uma antiga e muito interessante lenda budista dos doze animais, que eu peguei o conteúdo no blog Tudo é História:
Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia); o Tigre (Pantera, na Mongólia); O Coelho (Gato, na Tailândia ); o Dragão (Crocodilo, na Pérsia); a Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia ); o Cavalo; a Cabra, bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos.
De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13 º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.
Voltando para nossas pessoas, Kyro e Sig...
(Sig) No meu ponto de vista é muito interessante o horóscopo com os doze signos e suas lendas. Algumas coisas não batem e até mesmo não fazem sentido e já tem outras coisa que sincronizam perfeitamente. Eu sou de Capricórnio, e tem características dos capricornianos que batem certinho com meu temperamento. Já existem os céticos que dizem que não passa de bobagens e perca de tempo olhar para o céu e estudar os seu horoscopo, mas aí meu amigo vai de pessoa acreditar ou não e lembre-se cada um acredita e tem fé naquilo em que faz bem para si próprio!
(Kyro)Primeiramente, eu gostaria de enfatizar que o horóscopo não define totalmente quem nós somos mas, ao menos uma parte da nossa personalidade ele define. Caso você por um acaso não tenha nada em comum com o seu respectivo signo, por favor informar-se se você é filho adotivo, se já sofreu perda de memória e etc pois, está fazendo aniversário no dia errado.
Eu possuo alguns e já li outros livros focados em horóscopo e, apesar de parecer estranho, em todos esses livros de horóscopo e astrologia eles tratam as pessoas que possuem os signos como medianas/comuns e evoluídas. A diferença entre um e outro não é uma questão de amadurecimento pessoal e emocional mas, de um desenvolvimento espiritual e uma efetiva evolução pessoal onde o indivíduo realmente atinge um novo patamar dentro das definições do seu mapa astral e apesar de ainda manter as características dos seus respectivos signos, começam a demonstrar características mais nobres e complexas seja de atitudes, pensamentos e emoções que, fazem com que esses poucos indivíduos sejam vistos e tratados como evoluídos pelas pessoas do mundo holístico(tratando o lado holístico como uma generalização para todas as religiões e crenças alternativas).
Assim como o Sig, também sou um capricorniano, nascido no último decanato do signo, então pela mera diferença dos decanatos, nós já temos muitas diferenças ideológicas mas, ainda assim, compartilhamos de muitas características do signo e, que nós acabamos polindo e aprimorando com o tempo, tempo que aliás é uma marca do planeta que nos rege que é Saturno, também conhecido como Chronos na mitologia greco-romana que é o titã pai de Zeus, Hades, Poseidon e Hera, que representava o tempo na mitologia mas, mesmo com tantas semelhanças e, mesmo com tantas características do signo, nós também possuímos características que muitos não considerariam "capricornianas". Portanto, o zodíaco nos oferece uma pequena diversidade de características em comum para um todo mas, é uma característica ou outra geralmente e não o todo, apesar de que, no caso dos nascituros de alguns signos em especial(não citarei nomes), aparentemente todos os nascituros são exatamente a mesma coisa e só mudam de endereço mas, no geral, não é o nosso signo que nos define, ele é só um parágrafo ou uma página no grande livro que diz respeito às nossas vidas, o que significa que muitos de nós acabam pecando demais ao levá-lo ao pé da letra quando o ser humano, mesmo aqueles que parecem serem fabricados em massa, é uma criatura tão interessante que sempre é muito mais do que nossos olhos podem ver(obrigado Optimus Prime).
O Vosso bardo despudorado e o seu amigo cafetão boêmio vos desejam uma boa noite e um memorável final de semana regado a temporada mais épica de Game Of Thrones de todas.