quarta-feira, 25 de março de 2015

O dia para ler J.R.R. Tolkien - Por que ler Tolkien?

Para começar esse texto eu digo: Que Eru e os Valar me abençoem a ter sucesso nesse texto pois, não estou falando de uma simples pessoa.

John Ronald Reuel Tolkien, filólogo(alguém que estuda o desenvolvimento da linguagem por via de estudos literários, história e linguística - obrigado wikipédia), professor de anglo-saxão e, finalmente, escritor, é considerado "o pai da fantasia moderna".

Tudo começou com  "Num buraco no chão havia um hobbit"(naquela época muitos se perguntaram: o que diabos é um hobbit e o que esse louco está falando?) e, com isso começou uma mitologia que, é literalmente a bíblia de muita gente e, ao contrário do que muitos possam pensar, não é uma bíblia só para geeks e nerds.
Além das obras relacionadas com O Senhor dos Anéis, Tolkien também tem outras obras que totalizam 50 livros(eu conheço no máximo uns 8 livros desses 50).
Eu sinceramente entendo que muitas pessoas só conhecem a obra de Tolkien por causa dos filmes mas, eu honestamente recomendo que todo ser vivo ciente realmente leia os livros relacionados ao Senhor dos Anéis ao menos pois, Tolkien criou uma mitologia nas obras dele, ele criou um mundo, criou várias linguagens próprias daquele mundo mas, devo citar que o sindarin(linguagem dos elfos cinzentos) é a mais bela e marcante linguagem de toda a literatura mundial até hoje, simplesmente acho impossível criarem uma linguagem mais bonita, seja na escrita dela ou na pronúncia. Sindarin é muito perfeito e, vocês podem não acreditar mas, muitos escritores de fantasia usam o sindarin como linguagem padrão dos elfos nos seus livros(e eu farei o mesmo quando escrever  livros de fantasia porque né...).
O Senhor dos Anéis é minha trilogia de livros favorita, eu levei tempo pra caramba para terminar de ler os livros porque a linguagem que o mestre usa nos livros é basicamente complexa para qualquer pessoa que não disponha de um vocabulário mais diverso mas, uma das várias vantagens de ler Tolkien é que, querendo ou não seu vocabulário vai ficar maior e melhor e você não vai precisar falar feito o nosso ex-presidente da república. Os filmes do Senhor do Anéis tirando o 1º são muito fiéis aos livros e, seja nos filmes, sejam nos livros, certamente não importa quanto tempo passar, sempre que eu reler ou reassistir eu vou acabar aprendendo algo novo com aqueles personagens que não satisfeitos em serem épicos, ainda insistem em nos ensinar bem obviamente ou de uma maneira mais subconciente várias filosofias e valores que podem e vão nos tornar seres humanos melhores. Sério mestre Tolkien, quanto mais velho eu fico, mais eu admiro a sua capacidade literária e a sua capacidade de sempre me ensinar algo novo ou sempre me fazer enxergar algo no mundo que eu não enxergava.
Àqueles que não tiveram a chance de ler os livros e querem se dizer entendedores de Tolkien: CALADOS HEREGES!!!! Vocês não sabem de nada!!! Leiam os livros, releiam, releiam novamente porque é tanto conteúdo nas entrelinhas que, ler uma única vez ou simplesmente ter assistido os filmes(principalmente se forem os do Hobbit...foram bons mas...) não te faz um entendido. Mais respeito com a obra do mestre. porque é uma bíblia muito melhor que a própria bíblia, o corão, o livro de mórmon e etc.



Atualmente eu estou lendo bem aos poucos a obra máxima do mestre, O Silmarillion e, eu posso dizer uma coisa: Ainulindalë é uma criação do mundo muito melhor que os 7 dias de Deus na bíblia. Eru é um deus criador muito mais compreensível do que o Deus que tantos querem ostentar por aí. Os Valar e Maiar são muito mais significativos no desenvolvimento dos acontecimentos da Terra-Média do que anjos, arcanjos, serafins, santos e etc são no nosso mundo.  Até o personagem mais insignificante no enredo pode te ensinar algo ou ter uma participação vital no desenvolvimento deste enredo se ele for escrito pelo mestre, ao contrário do que nós tanto estamos acostumados na literatura atual de que um personagem insignificante jamais fará a diferença.
E tudo começou com um hobbit...um pequenino, indefeso e inofensivo hobbit...um hobbit que viveu aventuras que jamais imaginaria e que poupou a vida de um pobre coitado que, no final das contas, salvou toda a Terra Média algumas décadas mais tarde.
Tolkien é genial na sua obra, muito dessa obra são publicações póstumas mas, para que nós pensemos..."mesmo morto ele olha por nós...seus leitores". Não ler Tolkien é a mesma coisa que negar a luz quando se está perdido no escuro.

E essa foi uma declaração de amor ao melhor escritor do mundo...não só o melhor do século XX mas, certamente o melhor do mundo e, até hoje não existe escritor que possa competir com ele. Chega a ser uma piada de mau-gosto só pensar em comparar alguém com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário