terça-feira, 10 de março de 2015

Feliz dia da mulher atrasado...

Primeiro, fatores históricos interessantes:

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

Créditos para a tão famigerada wikipedia, rs.


Agora, é hora do discurso senhoras e senhoritas. Eu simplesmente espero que vocês gostem.


- A minha vida com as mulheres -


Pelo título até parece que sou o maior garanhão que existe, um Charlie Harper da vida né? Só que as coisas não são bem assim não, rs.

Minha relação com as mulheres começa com a minha mãe, no dia do meu nascimento e até hoje eu devo dizer que ela não é uma mãe exemplar mas, ela é uma criaturazinha muito esforçada e eu admiro muito isso nela, essa capacidade de ter enxergado os erros do passado e de realmente se esforçar para ser uma boa mãe agora.
Depois da minha mãe veio a minha família, sendo um filho bastardo jamais conheci meu pai e eu fui criado em um ambiente cheio de mulheres - minha avó, minha tia/madrinha, minha mãe, tantas vizinhas, etc, etc. Essa falta de uma figura masculina presente e o excesso de mulheres que, vamos dizer que por tudo que fizeram e ainda fazem, acabou me causando um trauma enorme e associar essas figuras femininas negativas que por mais de 20 anos eu acabei convivendo junto com toda e qualquer mulher que acabe cometendo um deslize que me faça lembrar desses exemplos...que exemplos...mulheres que ostentavam uma fé cega, que viviam de aparências, de mentiras, mulheres tolas e excessivamente hipócritas...não que exista alguma pessoa que não seja, todos temos a nossa hipocrisia.
Entretanto, eu mesmo com esse trauma todo que se espalhou infelizmente para a minha vida amorosa quando ela começou, muitas experiências ruins e devastadoras mas, a maturidade emocional obtida dessas experiências ruins continuas valeu à pena e, hoje em dia, tenho algumas amigas queridas de anos e uma amiga em especial mais recente que me fez querer superar essa minha tendência incosciente a acabar odiando as mulheres que me rodeiam mais cedo ou mais tarde e, eu sou extremamente grato à ela por isso mas, já falei demais de mim e das mulheres né...então agora vamos ao que realmente interessa.

- A mulher -


Eu não sei se vocês vieram da costela de Adão mas, eu sei que eu nasci de uma de vocês com ajuda de um progenitor ausente, é claro .

Eu não sei quando vocês amam alguém mas, eu gostaria de saber quando esse alguém sou eu, infelizmente sou incapaz de notar.
Eu não consigo acreditar que toda mulher é multi tarefas o tempo todo mas, eu já vi muitas fazendo 10 coisas ao mesmo tempo e fazendo a maior parte delas muito bem enquanto eu mal consigo fazer 2.
Não sei o que faz vocês chorarem mas, vocês choram fácil, e choram, choram e choram mais, às vezes eu acho que carregar uns 2 lençóis na bolsa não seja lá má ideia se for para enxugar as suas lágrimas que tanto insistem em cair, seja pela alegria que preenche vocês e transborda, seja pela tristeza opressora que só é aliviada quando vocês colocam esse sentimento ruim para fora por via das lágrimas.
Me surpreende o quanto vocês conseguem trabalhar, é o emprego, é em casa, é ajudando a vizinha, parece que toda mãe e toda avó não conhecem outra coisa que não seja se matar de tanto trabalhar. E eu me pergunto até hoje onde encontram tanta energia...porque eu invejo muito essa força.
Vocês certamente sabem mas, sempre se fazem de desinformadas quando falamos do poder que o sorriso de vocês tem sobre nós para nos alegrar e nos conquistar, assim como, o poder que uma lágrima derramada de tristez tem de nos destruir por dentro da maneira mais efetiva que existe.
Vocês são nossas mães, avós, irmãs, tias, primas, amigas, namoradas, noivas, esposas, amantes, confidentes, etc, etc e, mesmo que não tão importantes nas nossas vidas dependendo de quem vocês sejam, ainda assim, a existência de muitas de vocês torna o fato de nós homens, sejamos nós heterossexuais ou homossexuais, muito mais bonita pois, vocês nos inspiram de tantas formas...algumas muito bonitas e inocentes, outras nem tão inocentes e outras talvez esse texto não deva falar para não estragar.

- O feminismo - 


O feminismo é um movimento que nasceu ou ao menos foi reconhecido em meados do século XIX e, ficou muito popular no século XX, conquistando muito para a mulher e que, até hoje é um movimento forte entre mulheres de todas as classes, inclusive celebridades.

O intuito principal da filosofia feminista é que a mulher deve ter direitos iguais aos que os homens tem, seja na legislação, seja na política, seja no trabalho, seja dentro de casa, etc, etc e, dentro dessa filosofia eu apoio completamente qualquer feminista que pense assim e acredito que em pleno século XXI, já está mais do que na hora de que esses ideiais sejam totalmente assimilados pela sociedade para que mesmo que hoje a mulher não possa usufruir disso, que as nossas filhas e netas possam.
Entretanto, até em uma causa tão nobre existem radicais irritantes que derivam do objetivo principal e acabam se tornando um câncer para a causa, sujando o nobre nome do feminismo que, são o que hoje a sociedade trata como "feminazi" - garotas e mulheres que desejam uma sociedade onde todo e qualquer homem é inferior a mulher, onde o homem é um monstro opressor e que a mulher sempre é a vítima. Sim, a mulher pelos séculos e até hoje é uma vítima mas, nenhuma dessas "feminazi" sabem o que realmente é ser vítima, elas gostam de se fazerem de vítimas mas, acabam sendo mais machistas que os homens machistas mais imbecis, isso quando elas não acabam falando as maiores atrocidades para imporem o seu "feminismo". Não é um feminismo, é uma segregação por gênero que não é diferente do que o nazismo foi ou do que o estado islâmico pratica por exemplo. Por ora não chegou a extremos irreversíveis mas, até quando?
Eu honestamente espero viver até o dia em que os ideais feministas sejam realizados, até o dia em que um homem não violente uma mulher e até o dia em que um homem não seja violentado por uma mulher também e as outras pessoas achem isso divertido, porque não é, e dói do mesmo jeito, eu espero viver até o dia em que, indiferente da cultura, a mulher não seja mais vista como uma posse como ela ainda é em tantas culturas por aí e que a mulher possa ser tratada com a mesma grandeza que as mulheres celtas eram, como matriarcas, líderes de suas aldeias, como senhoras das suas próprias vidas e destinos. O machismo tem o seu lado positivo sim por parte da paternalidade, por não aprovar a misognia como tantos dizem ou acreditam que ele prega mas, quando o feminismo e o machismo finalmente puderem se unir para formar um ideal de humanismo, certamente o mundo será muito melhor de se viver.

É bem atrasado esse texto sim mas, eu escrevi tudo isso para parabenizar as mulheres que assim o são e que dá orgulho de chamá-las de mulheres aproveitando o dia, não que cada dia não seja um dia da mulher, obviamente todos os dias são e sempre serão para nós que estamos vivos nessa fase da vida que se chama presente por ser uma dádiva.


2 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto... principalmente da parte - A Mulher. Acho que você falou muito bem sobre tudo o que somos e sobre a nossa sensibilidade e força simultâneas...
    Muito Obrigada,
    Beeeeeeeijos

    ResponderExcluir