domingo, 10 de abril de 2016

#DesafioDos140DiasDeNextLevelTrial #Dia14 #CosplayOuCosputa?



Dia 14 - Um anime/mangá que te fez repensar na sua vida

@Kyro: Dia complicado devo dizer, basicamente todo anime que eu assisto me faz de certo modo pensar na minha vida, e a maioria dos animes que ficam na memória realmente ficam porque impactaram algo nela.

Gundam 00: Por todas as razões possíveis esse anime que é o meu favorito me fez repensar muitos conceitos com relação a como eu vejo o mundo.



Full Metal Alchemist Brotherhood: É um dos animes que eu mais gosto e muito do contexto dele envolve a busca inacabável pela verdade, uma porção de sacrifícios tratados como trocas equivalentes e etc. Se você pega isso e coloca na realidade, você percebe que tudo tem muito a ver.




Denpa Kyoushi: É um mangá/anime mais recente mas o protagonista do anime me fez pensar definitivamente que cada um tem um talento ou uma característica pessoal que nos fazem únicos, mesmo que a gente não goste de alguém ou de certas coisas, as pessoas não estão necessariamente erradas a não ser que estejam cometendo crimes ou cometendo abusos morais e emocionais. A gente precisa deixar cada um ser do jeito que é, mesmo que a gente não aprove.



Ansatsu Kyoshitsu: Koro sensei é um personagem simplesmente icônico demais para não ser citado no dia de hoje. Por meio de um assassinato ele transforma uma classe de futuros fracassados em uma classe cheia de possibilidades e enquanto isso acontece ele realmente faz a gente pensar nas nossas possibilidades de uma maneira mais ampla.

Code Geass: Porque às vezes para combater o mal do mundo, você precisa se tornar um mal ainda maior.




@DryFar: Nem tenho muito o que falar hoje, eu digo Shin Sekai Yori e Parasyte, The Maxim, pois foram dois animes que mudaram realmente a minha maneira de ver o mundo e compreender as coisas.







Cosplay ou cosputa?


Eu não sei se o cosplay é algo original do Japão ou não, mas eu sei que desde antes de eu nascer as pessoas fazem cosplay. Antigamente eram em convenções de Jornada nas Estrelas, Star Wars, quadrinhos e só nas últimas décadas creio eu que o universo do cosplay realmente cresceu e se tornou o que nós vemos hoje, isso tem seu ponto positivo pela difusão dessa cultura e desse hobbie, mas também tem seu ponto negativo já que até metade dos 2000's geralmente isso ainda não demonstrava tantos pontos negativos como o citado "cosputa".
O que é o "cosputa"?
Cosputa é uma vestimenta muito sensual de um personagem que não tem apelo sexual, e muitas cosplayers praticam isso porque tem corpos bonitos e acham que está tudo ok em fazer isso. Eu honestamente não posso negar, é bonito de se ver e é muito sexy mesmo(tanto é que muitas cosplayers "cosputa" fazem fotografias nuas e fazem boob streaming, que seria uma transmissão na internet onde a câmera fica sempre dando uma atenção especial aos decotes delas, sucesso garantido numa comunidade onde a maioria dos homens são escravocetas na friendzone), mas é uma das coisas que fazem muitas cosplayers acabarem sendo mau-vistas na comunidade por elas quererem chamar atenção para o próprio corpo em eventos onde elas deveriam se caracterizar como as personagens que elas gostam sem ter de apelar sexualmente. Devo citar que tem personagens que tem vestimentas originalmente sexys, nesses casos não é cosputa, mas pegar uma personagem que usa roupas comportadas e investir em decotes, diminuir o tamanho da saia e etc já pode sim ser considerado cosputa.


Tem quem critique cosplays com troca de gênero, principalmente quando são cosplayers homens fazendo cosplays de personagens femininas. A intenção do cosplay é se vestir como o personagem que você gosta, então qual o problema numa troca de gênero se o cosplay não apela sexualmente nem nada? Esses dias vi um cosplayer fazendo troca de gênero da Boa Hancock de One Piece, achei super legal a ideia.


É extremamente legal essa cultura do cosplay, pena que tem gente que acha que só porque tem beleza e um corpo sexy pode chegar e alterar a fantasia para atender às suas necessidades pessoais(ego), mas apesar de que muita gente critique o "cosputa", provavelmente ainda vai continuar sendo uma prática que muita gente vai fazer cara feia, vão perseguir as cosplayers mas elas não vão parar enquanto tiver gente que fique babando o ovo delas, até porque em muitos eventos essas "cosplayers" são convidadas para fazer mais gente vir, ou seja, as empresas estão usando isso como forma de fazer mais gente vir aos eventos de animes, mangás, jogos e hqs com o apelo sexual, algo que já é comum em tantos outros meios da sociedade. Pena que isso corrompe a "pureza" que existia nesses eventos e nessa prática. E o mais interessante é que hoje enquanto escrevia esse texto, isso foi bem cedo mesmo, eu deixo os textos prontos e fico esperando o Dry me enviar a parte dele para eu postar junto da minha e, por coincidência ou não vi uma cosplayer falando da mesma coisa, como a cultura do cosplay deixou de ser algo só de fãs e que muita gente usa isso buscando mais "likes", que compra várias e várias fantasias novas para ostentar ao invés de fazer cosplay daquele personagem que originalmente fez a pessoa fazer cosplay, isso realmente anda difícil, das cosplayers que eu conheço, digo as brasileiras, acho que só conheço uma que faz o mesmo cosplay sempre e é isso aí, mas até o "cospobre" bem intencionado e bem feito vale mais que esse pessoal que está buscando uma divulgação não merecida nesse universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário