Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Apesar de eu odiar realmente o carnaval, tem sido um feriadão legal depois de uma maratona tão esperada da 2 ª temporada de Penny Dreadfull(Eva Green sua linda, me possua!!!).
O foco principal do blog será realmente animes e cultura japonesa, então não vou mais me segurar à respeito disso, até porque sou eu quem mais escreve nesse blog mesmo. Portanto, se puderem escutem essa música simplesmente marcante do L'Arc En Ciel(minha favorita da banda), que é a primeira abertura do anime e é a música que mais tem a ver com o anime inteiro.
Sei que já falei de Gundam aqui no blog mas, tem alguns Gundam, principalmente esse, que realmente valem a pena serem citados de uma maneira mais especial. E o Gundam 00 é provavelmente um dos primeiros Gundam que eu assisti, foi o próprio Hydekar que basicamente me "sugeriu"(para não dizer obrigou) esse anime que eu devo dizer, sou extremamente grato mesmo pela "sugestão", e sim tem todo um significado especial, tanto é que é o meu anime favorito dentre tantos animes que são simplesmente incríveis.
Gundam 00 é provavelmente um dos únicos animes da franquia Gundam que realmente dá para a gente se colocar no lugar de muitos dos personagens porque ele se passa em uma linha do tempo chamada Anno Domini, no ano de 2300 ou 2400 e alguma coisa... Ok, mas como o ano 2400 e bolinha pode realmente lembrar o nosso mundo? A tecnologia nos últimos 20 anos evoluiu assustadoramente, já existem realmente sinais da existência dos primeiros "mobile suits" no mundo(só procurar o desafio de robôs gigantes entre os EUA e o Japão), tudo que existe hoje tem muitas referências notáveis durante os 50 episódios do anime, sendo que as melhores referências realmente estão na primeira temporada do anime e os seus 25 episódios onde nós entendemos claramente a situação do "mundo", que é um planeta Terra dividido entre três facções(EUA/União Européia/União Eurasia-África se quisermos simplificar) que construiram grandes elevadores orbitais que mantém um anel orbital cheio de telas de captação de energia solar, que acaba por ser a fonte de energia mais comum do mundo apesar de o petróleo ainda ser usado em países pobres que não se beneficiam dos direitos das grandes potências e vivem em guerras(religiosas geralmente) enquanto as grandes potências costumam fazer vista grossa para tudo isso. Se depois disso ainda tiver quem me diga que não tem referência demais da nossa realidade....
O protagonista ou os protagonistas do anime, são todos membros de uma organização paramilitar conhecida como Celestial Being, que tem por objetivo principal preparar a humanidade para os "encontros futuros"(como vocês vão entender isso agora indifere, mas vale ressaltar que isso também serve como referência para os nossos dias atuais), o que acaba envolvendo a interferência em várias disputas territoriais entre países pobres e as grandes potências mundiais, a interferência em apresentações de novos mobile suits que estão fora dos "padrões assinados pelas 3 potências mundiais", ataques estratégicos em locais importantes e até mesmo combate à organizações terroristas e mercenários que desejam manter o mundo no caos da guerra eternamente. Dentre toda essa organização o destaque fica com os 4 Gundam Meisters, que seriam os 4 jovens pilotos dos então Gundams, que usam como fonte de energia reatores GN que usam partículas GN e assim em diante...se eu explicar isso eu vou estar liberando revelações do enredo muito importantes, mas eu posso dizer que os reatores GN realmente fazem com que os Gundams sejam mobile suits extremamente poderosas e que conseguem vencer com muita facilidade todas as outras, ao menos no começo da trama.
Apesar de os mobile-suits realmente terem uma importância enorme na trama do anime(coisa que geralmente não é tão comum assim quando se fala de Gundam), as relações políticas relatadas no anime, o desenvolvimento dos personagens, o crescimento individual de cada um deles, ou ao menos da maioria deles, as discussões filosóficas profundas que realmente existem na trama e são realmente o que faz ela se desenvolver até o finalzinho mesmo, e que faz o protagonista do anime crescer como nenhum outro personagem, mesmo muitos deles, até os menos esperados, crescendo brutalmente entre a primeira e a segunda temporadas do anime.
Meus personagens favoritos do anime são de fato o protagonista Setsuna F. Seiei, vulgo encarnação viva do espírito Gundam(quem assistir o anime vai acabar entendendo mais cedo ou mais tarde o que eu quero dizer) e o então mentor dele Neil Dylandy ou Lockon Stratos, pois eles realmente formam uma dupla dinâmica que faz Batman e Robin ficarem com inveja, até porque o que o Neil faz pelo Setsuna com o tempo eu nunca vi o Batman fazer pelo Robin mesmo depois de décadas. O Neil é realmente o tipo de amigo que é irmão mais velho, mentor, pai e etc, um cara que com toda razão do mundo é super amado pelos membros de Celestial Being.
Se vocês que leram estiverem interessados em ver o anime, não se esqueçam de ver o filme dele quando acabarem a segunda temporada do anime, pois o filme realmente trata dos "encontros futuros" e é muito interessante de ver ele.
Gundam 00 é meu anime favorito até o momento(desde 2012 até agora sem rival que chegue perto) e meu método de escolha dos meus favoritos se baseia extremamente em enredos que me façam pensar, em enredos bem feitos, em personagens que se desenvolvem de uma maneira que não é cansativa e que o conjunto da obra realmente acrescente algo positivo na minha forma de ver o mundo. Eu realmente gosto de obras que façam a gente pensar nas coisas, não me mantenho vendo um anime ou lendo um mangá porque o personagem x ou y é fodão ou divertido simplesmente, apesar de eu curtir algumas obras pelo fato de elas me fazerem rir como é com alguns ecchis/haréns mas, se elas não tivessem pelo o menos o mínimo de conteúdo eu acabaria ficando enojado com elas.
Espero que tenham gostado, espero seriamente que vocês assistam o anime, vale muito a pena mesmo e aquele pessoal que faz birra por Gundam ser mecha(tipo o @Sig), não sabem o que vocês estão perdendo por não assistir o 00. O 00 é um dos pouquíssimos Gundams que realmente tem um enredo bem sério do começo ao fim e que tem um final conclusivo seja no anime, seja no filme. E para quem não encontrar para baixar o anime, pois realmente está difícil, tem todos os episódios no Anitube e com a legenda do ANSK, melhor impossível. E para acabar, nada melhor que a baladinha mais linda de todo o anime né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário