É o tempo passa rápido talvez...
E como vão vocês meus leitores?
20 anos, quando lançou eu tinha meus 6 anos de idade e naquela época eu nem sabia realmente o que era Pokémon, só fui saber com meus 9 anos de idade quando o anime começou a passar na TV Record, que naquela época não era um poço de cultura inútil e fanatismo religioso. Só fui realmente começar a jogar Pokémon com meus 21, 22 anos, sim é algo recente já que eu provavelmente sou uma das poucas pessoas que tinha condições de ter videogames e foi privada desse prazer o máximo que minha família pode privar e só joguei graças aos emuladores e mmorpgs de Pokémon feitos por fãs.
Ao menos uma boa lembrança da minha infância com relação a Pokémon eu ainda tenho que é um Pikachu na versão "gorda" dele ainda que ganhei em Dezembro de 1999.
Se não me engano as primeiras versões do jogo, naquela época ainda eram chamadas de Red e Blue, hoje em dia são Red e Green, eram para o Game Boy Print, completamente em preto e branco se não me engano, e era um jogo voltado para crianças, apesar já apresentar uma inifinita possibilidade para o uso de estratégias complexas de combate desde o começo, depois com a saída do Game Boy Color foi lançada a versão Yellow, especial para o anime onde você iniciaria a sua jornada com o Pikachu, igualzinho ao Ash e depois conseguiria os 3 pokémons iniciais de Kanto com o seu avanço pelo jogo, coisa que era totalmente impossível no R/B e agora R/G. Meu primeiro jogo de pokémon obviamente foi o Yellow, tirando o Blastoise, Charizard e Venussaur realmente vieram a calhar durante todo o jogo. Antes eu tivesse transformado meu Eeve em Vaporeon e chutado o Blastoise.
Logo depois saíram os jogos da então segunda geração, colocando mais 100 novos pokémons além dos 151 já existentes no primeiro jogo, que foram os jogos Golden, Silver e um pouco mais tarde, o Crystal(que já não seguia o padrão do Yellow). Nessa geração eu conheci meu pokémon favorito que é o Umbreon, mas joguei ela com os remakes da 4 ª geração que foram o Heart Gold e o Soul Silver, no meu caso o Heart Gold, ambos para o Nintendo DS.
A terceira geração do jogo é uma que não gostei muito de jogar apesar de ter alguns pokémons que se destacam até hoje com o anúncio da 7 ª e mais pokémons novos foram apresentados nela, fazendo assim com que cada geração aumentasse ainda mais o número de pokémons existentes. Ruby e Saphire foram os primeiros 2 jogos mas depois lançaram o Emerald como o 3 º jogo da terceira geração e começaram os remakes dos jogos anteriores com o Fire Red e o Leaf Green, fazendo com que agora R/B se tornassem R/G. Todos os jogos foram feitos para o Game Boy Advance.
A quarta geração é uma das melhores gerações na minha opinião, na verdade as gerações que seguem realmente cresceram em tudo, gráficos, enredo, estratégia, literalmente tudo e todos os jogos se mantiveram nos consoles portáteis. Nessa geração a quantidade de pokémons se não me engano já ultrapassava os 600. Mas é uma geração que realmente investiu muito em tipos combinados, coisa que ficou mais comum na geração anterior e aparentemente começou a dar certo em algumas combinações de tipos(principalmente fogo/lutador pelo o visto). Diamond e Pearl foram os os primeiros jogos da 4 ª geração, seguidos pelos remakes da 2 ª Heart Gold e Soul Silver e o 3 º jogo da 4 ª geração Platinum., sendo que todos os jogos são para o Nintendo DS.
A quinta geração de começo e por causa de tantos comentários dos fãs realmente me fez acreditar inicialmente que seria uma geração 1 repaginada, no caso de alguns pokémons realmente é, mas tem bons pokémons na 5ª gen, que é a única geração até agora em que os jogos tem uma continuação muito direta, coisa que até acontece entre R/G/Y e G/S/C mas não da forma como ocorre com Black e White e Black 2 e White 2. Ambos também são para o Nintendo DS.
A sexta geração é uma geração que chegou trazendo inovações no aspecto da evolução dos pokémons, introduzindo as mega evoluções e usando os OVAs de Pokémon Origins, onde quem é o protagonista verdadeiro é o Red, eles fazem a propaganda da mega evolução do Charizard num combate contra o Mewtwo. Não cheguei a jogar ela, mas em alguns jogos online já existem pokémons com as mega evoluções e o próprio anime já mostrou algumas delas pelo o que eu vi. A 6 ª e a 7ª gerações são jogos do Nintendo 3DS, sendo que os jogos da 6 ª são o X e Y e os anunciados para serem os jogos da 7 ª até agora serão o Sun e o Moon.
Pokémon começou como um jogo, obteve uma adaptação para o anime e até tem alguns mangás.
Entretanto algo que muita gente critica é o protagonista do anime, Ash que nunca chegou nem um pouco a se comparar ao personagem no qual ele foi inspirado que é o Red. O Ash nunca venceu a Liga Pokémon em nenhuma região, só a Liga Laranja que nem existe nos jogos, ele basicamente consegue um ou outro pokémon realmente bom durante uma temporada e quando o pokémon fica forte o Ash se despede dele(Pidgeot, Charizard, etc, etc). Minha conclusão depois de muito tempo acompanhando as temporadas do anime mais casualmente é que o anime de Pokémon nada mais é que uma maneira muito eficiente de divulgar os jogos e fazer as crianças e os fãs de Pokémon comprarem os portáteis e os jogos, é uma publicidade óbvia mas muita gente não percebe.
E o mais legal de Pokémon é que nós crescemos vendo os jogos crescerem, só o Ash que não envelhece mesmo. Nós vimos o enredo dos jogos crescer, no começo era algo mais como amar os pokémons, hoje em dia os enredos são mais complexos e até envolvem sentimentos, personalidades dos pokémons e etc. E é legal ter ido de uma criança para um adulto tendo o jogo amadurecendo junto da gente. Hoje em dia é um jogo infantil ainda, mas agrada muito mais os adultos que as crianças.
E por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário