Há 18 anos atrás eu era um garotinho briguento que vivia dando surra nos coleguinhas da escola...e isso é sério...com 7 anos de idade apesar de ser o melhor aluno da turma, eu era também um dos que mais brigava, e com 7 anos de idade eu já tinha uma "bagagem" de animes e etc da cultura japonesa, mas One Piece infelizmente nem sonhava ainda em fazer parte dessa bagagem.
Lembro que na época eu assistia Yu Yu Hakusho, Shurato, Samurai Warriors, Sailor Moon, Detonator Orgun e outros que não lembro o nome na hoje já há tanto falecida TV Manchete...é uma nostalgia muito feliz realmente e que deixa uma saudade enorme...ao menos da propgramação...quando é que algum canal da TV aberta ou da TV à cabo vai nos abençoar com uma programação que ao menos chegue aos pés da Manchete né?
Eu certamente deveria ter conversado com o Sig sobre um texto sobre One Piece...mas...sabem como é né...já que ele mal anda postando mesmo, não vou negar que no momento que lembrei que hoje é o aniversário de One Piece eu realmente levei um tempo até lembrar de falar com ele, que também é fã tanto do mangá quanto do anime, apesar de só acompanhar o anime ultimamente(Corazon no anime consegue ser ainda mais foda!!!). Portanto, vamos começar as homenagens? O que provavelmente vai ser algo anual por sinal já que a tendência é 2020 chegar e o final real do mangá estar só começando...e que assim seja para ser honesto porque quando acabar vai deixar um vazio sem comparação nos corações dos fãs.
Tenho colegas que dizem que o traço de One Piece é praticamente impossível de ler, tem gente que diz que o anime é muito mais caricato que o mangá e muito enrolado(no quesito enrolação eu concordo mesmo, 14 anos de anime, mais de 700 episódios e aquela introdução realmente já deu no saco!!!), mas como gosto é feito cu e cada um tem o seu e todo mundo geralmente costuma pensar que só o seu gosto é que é o melhor, melhor não entrar em discussões sobre isso para evitar mais guerras inúteis né?
One Piece de todos os mangás e animes que eu acompanho realmente tem um traço e formas bem caricatas, bem enfadonhas e muito focadas em um humor simplório, é assim desde o começo e desde quando eu comecei a acompanhar a obra, sempre teve alguém dizendo que era só mais do mesmo, só mais um shounen com um protagonista retardado que na hora do vamo ver é super forte...bem...protagonismo não é exclusivo de shounen mas não é interessante ao tópico falar disso agora. Infelizmente ou felizmente muitos dos animes e mangás da geração de One Piece e das gerações anteriores que fizeram muito sucesso pelo mundo consistiam de protagonistas assim, exemplo principal e, creio eu a maior inspiração para base de criação de One Piece é Dragon Ball e a sua sequência Z. Até quem nunca assistiu Dragon Ball e Dragon Ball Z conhece esses nomes, se não conhece provavelmente deve morar na floresta há décadas...só dizendo mas que é bem difícil alguém não conhecer mesmo que seja só de nome...é. Por que eu penso sobre DB/DBZ serem a inspiração para a base do enredo de One Piece? One Piece desde o seu início tem um protagonista digamos que completamente maluco, ingênuo, de bom coração e leal aos seus amigos que é super forte(peraí...o Goku criança já não é basicamente a mesma coisa?). O enredo e os personagens, seja na aparência ou na personalidade, são feitos e dá p/ notar claramente isso, com a intenção de te fazer rir e de te marcar mesmo, coisa que era muito comum em DB e que se perdeu praticamente por completo em DBZ. Os combates apesar de serem sempre muito ferozes e realmente deixarem muito claro o quão forte os personagens são, costumam ser relativamente rápidos e, sempre que os chapéus de palha entram em combate, você que lê o mangá ou assiste o anime não precisa ler ou ver capítulos/episódios em excesso para ver o final das lutas, mesmo as lutas sempre sendo intercaladas tanto no mangá quanto no anime para que a gente saiba o que está acontecendo com cada membro da tripulação(isso desde o começo, quando eu ainda só assistia o anime, era algo que eu sempre valorizei demais), o que é bem diferente dos combates de DBZ que costumavam ser excessivamente longos(isso sempre me faz lembrar da saga Freeza, que luta mais longa!!!). Os vilões de One Piece raramente são odiados, muito pelo o contrário, a maioria deles vai te fazer rir tanto que mesmo que eles sejam vilões terríveis você provavelmente não vai odiar eles(uns deles você vai amar e muito!), com exceção do Akainu, o Akainu tem que morrer mesmo! E outro detalhe é que em One Piece existe piada com tudo, alguns vilões e outros personagens são "okamas"(travestis)...e lá vem o OKAMA WAY com o okama que é mais querido pelos fãs de One Piece que a própria "rainha" dos okamas, Bon Clay.
Acabando esse rascunho de análise que eu fiz, a pergunta que não vai calar: Por que você está escrevendo sobre One Piece? O que é One Piece para você?
A resposta é simples: 1. One Piece é um dos meus mangás/animes favoritos, obviamente eu iria escrever sobre ele né.
Robin em Ennies Lobby...só de lembrar já emociona |
E para quem usa o fato de que a obra é longa para não acompanhá-la, não se preocupe, ela ainda vai ficar maior, se eu fosse você começava a acompanhar ela logo e parava de dar desculpas porque assim que você começar a realmente acompanhar, você não vai pensar em parar.
E eu finalizo o post com a abertura que eu acredito simbolizar o melhor possível os chapéus de palha no Novo Mundo, que seria literalmente a segunda fase no enredo de One Piece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário